Organizando a Papelada

Abril, época de fazer o Imposto de Renda. Época de organizar toda a papelada acumulada do ano anterior e guardar somente o que for necessário.

Muitas pessoas têm uma certa dificuldade ou preguiça para fazer essa atividade. Mas vou mostrar como fazemos aqui em casa e talvez possa ajudar a vocês a se organizarem de forma mais eficaz e eficiente!

Durante todo o ano, vamos juntando os papéis e documentos em uma única caixa e optamos por organizar a papelada apenas 1 vez ao ano, na época do IR. Se você tiver um pouco mais de tempo (e paciência), pode optar por ir organizando um pouco a cada semana durante o ano, assim não precisa ficar com uma caixa cheia de papéis ocupando espaço na sua casa. Bom, vamos lá…

FullSizeRender

1˚ Passo: Descartar a papelada inútil!
É realmente necessário guardar? Só tome cuidado para não jogar fora documentos importantes. Alguns documentos (geralmente contratos e documentos de relacionados à banco) devem ser guardados por até 5 anos e outros como Certidão de Nascimento, por exemplo, nunca devem ser jogados fora. Importante: Rasgue todos os papéis dispensáveis que contenham dados pessoais de identificação ou senha.

2˚ Passo: Separar os documentos importantes por categorias!
Alguns exemplos de categorias que você pode utilizar: carro, documentos pessoais, financeiros, trabalho, casa/apartamento, obras/reformas, manuais de instrução, notas fiscais, etc.

3˚ Passo: Criar uma pasta para cada categoria!
Aqui em casa nós usamos um fichário para cada categoria e, claro, etiquetado. Se preferir, pode usar pastas plásticas para organizar.

4˚ Passo: Dentro das categorias, temos as chamadas sub-categorias!
Na pasta do  “Apartamento”, por exemplo, temos um saco plástico para cada tipo de documento, como: contas do condomínio, contas da TV a Cabo, contas de luz, etc. Dentro de cada saco, juntamos todos os documentos de um respectivo ano com um clips ou grampeador!

Os fichários e os sacos plásticos foram comprados na Kalunga. As etiquetas foram feitas e impressas por mim, em casa mesmo. Nos próximos post vou disponibilizar para download e indicar outros sites que fornecem modelos de etiquetas e divisórias.

Boa organização! :P

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s