8 dicas para organizar sua cozinha

A cozinha é um dos cômodos da casa que mais tem objetos, bugingangas, utensílios e ferramentas. É também, geralmente, um dos cômodos mais bagunçados de uma casa. Por isso, vamos às 8 dicas para organizar (e manter organizada) a sua cozinha:

insta

1- A bancada da cozinha! Manter essa parte arrumada já faz a cozinha parecer limpa e organizada. Mantenha em cima da bancada itens que você usa pelo menos 3x na semana. Para as outras coisas, procure um lugar melhor para guardá-las. Ao invés de um escorredor de pratos, recomendo este tapete aqui (existem várias marcas, cores, modelos e valores – este link é apenas uma referência). Você pode deixa-lo guardado embaixo da pia quando não estiver usando, deixando mais espaço livre na sua bancada para o dia a dia.

2- Armários e gabinetes! Deixe aqueles objetos que você usa só de vez em quando no fundo do armário. Isso facilita o dia a dia, evitando que todos os dias você precise fazer alguma manobra radical para achar aquela assadeira que você adora pra fazer pão de queijo! Aproveite e jogue fora (ou faça uma doação) os potes sem tampa, ou tampas sem potes, louças lascadas, etc.

3- Colocando ordem na despensa! Na sua despensa, cada prateleira deve ser reservada para um tipo de alimento, fazendo com que fique mais fácil e rápido de estocar e encontrar os mantimentos que precisa. Para facilitar a organização sugiro potes herméticos de acrílico. Eles mantêm o produto de forma adequada, permitem a rápida visualização, podem ser empilháveis e dão um charme para a despensa. Utilize rótulos e etiquetas para identificação. Sem as etiquetas, pode ser muito fácil confundir os diferentes tipos de farinha, por exemplo. Lembre-se: os rótulos devem estar sempre visíveis e pra frente.

armario

4- Produtos organizadores! Use e abuse de produtos organizadores. Eles permitem que seu armário possa ser melhor aproveitado. Nós compramos os nossos na Leroy Merlin e na Container Store. Nosso preferido é o aramado que facilita a organização de tábuas e a “arquibancada” de temperos.

5- Cada coisa em seu lugar! Pense em todos os tipos de atividade que podem acontecer e em que ponto da cozinha elas acontecem, ex: tomar café da manhã geralmente na mesa da cozinha, preparar alimentos na bancada, lavar a louça na pia, etc. Agora, analise o espaço que você tem em cada um desses pontos e como pode guardar os objetos e utensílios que vai precisar. Por exemplo: Deixar a torradeira perto da cesta de pães e da máquina de café; deixar embaixo da pia a esponja, o detergente para lavar a louça e panos de prato; e assim vai.

6- Gavetas! Os utensílios destinados a preparação de alimentos merecem prioridade nas gavetas, pois são utilizados praticamente todos os dias. Os talheres geralmente devem ficar próximos à mesa, porém na minha casa (como não tem outro jeito) eles ficam na cozinha mesmo – na primeira gaveta e com divisórias (você tem divisórias, certo?!). Destinamos também uma gaveta só para espátulas e outros acessórios coloridos :P.

gavetas

7- Arrumando a geladeira! Ter uma geladeira organizada economiza tempo e energia, afinal de contas, não precisaria manter a porta aberta por muito tempo para procurar o alimento desejado. Primeiro passo é verificar o prazo de validade dos alimentos. Se estiver vencido, jogue fora. Guarde os vegetais na gaveta para que sejam protegidos da umidade.  Coloque na porta os alimentos e bebidas em garrafas, sugiro organizar conforme o tipo (uma prateleira para geléias e compotas, outra prateleira para latas de refrigerante e outra prateleira para garrafas de suco ou outras  bebidas). Para guardar sobras de alimentos, use potes herméticos de vidro transparente quadrados ou retangulares. Eles são melhores para organizar e permitem visualização imediata do alimento.

8- Livros de receita! Bem vindos ao século XXI. Hoje em dia temos diversos sites e aplicativos para tablets e smartphone que podem facilmente substituir os montes de livros e cadernos de receitas que estão ocupando espaço e acumulando poeira na sua cozinha. (Prometo escrever um post sobre os meus preferidos). OK! Se ainda assim você quiser guardar os seus livros, tente evitar que eles ocupem espaço nos armários. Já pensou em guardá-los em cima da geladeira, por exemplo, ou em uma prateleira na cozinha? Se você possui poucos livros, organize-os pela altura (do mais alto para o menor), se possui muitos, agrupe-os por categoria.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s