Guia de temperos e especiarias [FREEBIE]

temperos

No início, uma das minhas maiores dificuldades na cozinha era entender como combinar diferentes temperos e criar receitas deliciosas. Apesar da minha mãe e sogra dizerem que isso a gente aprende na tentativa e erro, resolvi pesquisar sobre o assunto para aprender um pouco mais. Li diversos sites e acabei criando (pra uso pessoal), uma tabela para imprimir e colar na porta do armário com algumas dicas! O sucesso da tabela foi tão grande com a família, que resolvi criar este post para compartilhar com vocês.

Mas antes, acho que vale uma breve explicação sobre o que algumas coisas que aprendi:

Fazer um bom uso da infinidade de temperos que encontramos é fundamental. Da salada à sobremesa, a cozinha se transforma. Apesar de cada produto ter um uso específico, existe uma dica que vale pra todos: Os temperos servem para realçar sutilmente, enriquecendo o sabor do prato e devem sempre ficar em segundo plano. Por exemplo: uma picanha tem que ter gosto de picanha e não de alecrim.

Todos os temperos têm seu lugar e sua hora. Os temperos normalmente são retirados das folhas de plantas, enquanto que as especiarias vêm de raízes, cascas, botões e frutos. Não compre em grandes quantidades, pois estragam, perdem a cor e o sabor. Para os secos, procure conserva-los em recipientes de vidro, devidamente etiquetados. Aqui em casa encomendei os potes na Apace (modelo 4040 de vidro com tampa plástica preta).

IMG_3336-1

Ervas e pimentas
São os mais comuns nas prateleiras dos supermercados. Alguns itens importantes para manter na despensa são: alecrim, tomilho, orégano, louro, pimenta do reino, noz moscada.

Outras especiarias
Curry, açafrão, páprica doce, páprica picante e cúrcuma são especiarias importantes para se ter à mão. É sempre bom também ter ter cravo, canela e cardamomo, se desejar fazer sobremesa.

Temperos frescos
É importante também repor frequentemente os temperos frescos, como: salsinha e cebolinha verde, manjericão,  alho, cebola branca, cebola roxa, hortelã, entre outros.

Agora vamos ao que interessa: a tabela! Você pode fazer o download clicando no esquema de cores que deseja (afinal a tabela tem que combinar com a decoração da sua cozinha, né?):

guiapic

Para criar a tabela usei diversas fontes. As mais interessantes e que valem a referência são: Mulher de Classe, Bombay, Nicioli, Cuesta Sabores

A próxima fase do meu aprendizado sobre temperos será como cultivar em casa! :P

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s