MacGourmet: Organizando as receitas no computador

Assim como resolvi eliminar todos os CDs da minha casa e ter todas as minhas músicas em arquivos digitais no computador, há alguns anos atrás decidi fazer o mesmo com as minhas receitas. Baixei cerca de meia dúzia de softwares de gerenciamento de receitas. Testei todos, mas o que achei mais completo e que atendia as minhas necessidades, foi o MacGourmet Deluxe. É bem possível que agora possa existir outros melhores, mas já me habituei com esse e (até que me provem o contrário) não penso em mudar.

mgd-montage

Tenho a versão MacGourmet Deluxe, e com ele, posso criar, gerenciar, compartilhar e organizar minhas receitas e cardápios. É possível, até mesmo, imprimir meu próprio livro de receitas (mas quem ia querer isso, já que estamos falando de eliminar o papel de nossas vidas, né?)

Ele vem em inglês, é pago e compatível com Mac OS X 10.6.6 ou superior; e também, iPhone, iPod Touch, iPad e requer iOS a partir da versão 4.2.

Captura de Tela 2015-04-28 às 16.32.19

Listei alguns pros e contras do programa:

Pros:

  • A interface da aplicação MacGourmet é organizada, bonita e bem simples de usar;
  • É possível adaptar as quantidades de ingredientes a partir da quantidade de porções que irá querer no final (ou seja se a sua receita cadastrada serve 8 pessoas, mas você quer fazer o suficiente para 2 pessoas, ele adapta tudo);
  • É possível inserir imagens. Não só pro resultado final do prato mas também no passo a passo;
  • Possibilidade de encontrar receitas com ingredientes que tenho em casa;
  • Há uma caixa de pesquisa na qual pode procurar receitas a partir de palavras chave e ainda, cruzar dados para encontrar algo que contenha dois ingredientes, por exemplo. E também é possível habilitar buscas utilizando o Spotlight do Mac.
  • Tudo está na núvem. Meu computador, ipad e iphone estão sempre sincronizados;
  • Botão “estou com sorte” para aqueles dias que você simplesmente não tá afim de pensar no que fazer;
  • Possibilidade de alterar a unidade de medida;
  • Outra coisa legal que eu amo neste software é poder programar todas as receitas que quero fazer dentro de um determinado período e ele automaticamente cria uma lista de supermercado com tudo o que eu preciso comprar;
  • Vários templates e cores;
  • Se você estiver de dieta ou preocupado com a saúde dos alimentos que ingere, o programa é capaz de analisar os ingredientes de cada receita e calcular seus valores nutricionais (a parte chata é que é você que tem que cadastrar as informações nutricionais na hora de inserir a receita ou usar os ingredientes que ele já tem cadastrado na base de dados do programa);
  • Inclui uma sessão especial para vinhos, cervejas e queijos;
  • Possibilidade de compartilhar receitas por E-mail, Blogs ou no Facebook;
  • Existe uma versão trial, uma versão mais simples e uma versão Deluxe. (Por muitos anos usei a verão simples, mas depois que casei e o uso do software se tornou mais rotineiro, optei em comprar a versão Deluxe que oferece mais “features”.)

Contras:

  • O preço. Varia entre USD 24,99 e USD49,99 conforme o modelo;
  • O app para iPhone/iPad tem que ser comprado e também é um pouco caro (USD4,99);
  • Somente versão em inglês. Porém, quase tudo é editável e você pode traduzir para português (dá um trabalhinho, mas é possível);
  • A opção de importar automaticamente a receita de um site é possível (em mais de 100 sites) mas, para nós brasileiros, acaba não funcionando muito bem, já que nossas unidades de medida são diferente, assim como a forma de escrever uma receita.

E aí, alguém tem algum outro software de gerenciamento de receitas para indicar? Compartilhem!

Deixe um comentário

