Escolhendo meu novo Personal Planner

Tenho algumas compulsões na vida, talvez as duas principais sejam: organização e itens de papelaria. Eu simplesmente PRECISO de caderninhos, canetas coloridas, adesivos e post-its. E eu também PRECISO manter tudo organizado, agendado, anotado e fazer mil “to do lists” ao longo do dia.

Meu primeiro Personal Planner

Por volta dos meus 16 anos, resolvi montar um Personal Planner. Decidi que ia anotar tudo o que eu precisava em uma única agenda/caderno. O meu era bem tradicional: de couro preto e com um tamanho que cabia na bolsa. Usei por uns 3 anos acho. Mas acabou não dando certo. Motivos? Alguns: o tamanho da folha era pequena, não cabia minhas listas, desenhos, e anotações; talvez o fato de ser preto e com um design mais tradicional, também não favoreceu muito o meu estilo; as folhas que comprei pra preencher o meu mini fichário eram nacionais e muito finas, o que fazia com que quase todas as minhas canetas coloridas borrassem a parte de trás (tenso); e também na época não conhecia, ou não existia, blogs como os I Heart Planners, Chelley Darling ou o The Well Appointed Desk! Conclusão: por volta dos meus 19/20 anos abandonei meu Personal Planner.

Situação atual

Desde então, voltei a compulsão de comprar cadernos, moleskinis, bloquinhos e também soluções tecnológicas (um viva pra quem inventou o calendário que sincroniza com email, computador e celular!). E agora 10 anos depois, estou mergulhada em cadernos e blocos de anotação por toda parte no meu escritório. Cada um deles tem um tipo de anotação: to do lists do trabalho, to do lists da vida pessoal, listas de presentes que ja dei para os parentes, e assim vai. Chega! Chegou a hora de dar uma nova chance aos Personal Planners! Mas dessa vez vai ser diferente, afinal, estou mais instruída e sei o que quero e não quero para minha próxima aquisição.

category_header-about-filofax-blank

Escolhendo um novo Personal Planner…

Marcas e modelos

A Filofax é sem dúvida uma das marcas mais tradicionais no mundo quando falamos deste assunto. Os fichários (com 6 argolas) são feitos de couro e algumas pessoas usam no decorrer de décadas, constantemente. Outras pessoas preferem colecionar diferentes modelos e tamanhos, já que a variedade é grande. Sim, é caro (muito caro).  Não, não tem no Brasil. Sim, provavelmente você vai se apaixonar por essas (igual a mim – estou em dúvida se compro pink, vermelho ou mint).

Outras marcas estrangeiras para morrer de amores: Kikki-K (minha segunda opção), Webster’s Page, Paper Chase e Franklin Planner. (Nos EUA e UK existem outros centenas de fabricantes, mas não dava pra ficar detalhando todos aqui no blog – esse post já está grande demais).

No Brasil encontrei dois fabricantes:

  • Redfax: São de couro e bem tradicionais (fabricante da minha antiga Personal Planner, que está intacta até hoje). Pelo que sei eles são o principal fabricante de folhas para refil desta finalidade (sim, é a mesma marca que faz os papéis finos e que borram canetas coloridas – blah!). Também é caro e sem muitas opções de modelos e cores.
  • Maiofax: São bastante parecidas com as Filofax, porém mais rígidas (o que é uma questão de gosto) e com poucas opções de modelos. Difícil de encontrar.

Definindo o tamanho

Existem vários tamanhos diferentes, mas os mais usados são:

  • Pocket: Ideal para levar na bolsa. São pequenas e úteis para quem faz poucas anotações. Tamanho da folha: 8,1 x 12,0 cm.
  • Personal: Também cabe na bolsa mas é um pouco maior que a anterior. (Eu tinha uma dessas) Tamanho da folha: 9,5 x 17,1 cm.
  • A5: Não muito indicado para carregar na bolsa (a não ser que a bolsa seja grande), comporta várias anotações e é ideal para quem controla muita coisa. (É nessa que eu vou agora!). Tamanho da folha: 14,8 x 21 cm

tamanhos_filofax_small

Personalizando seu Personal Planner

Geralmente os Personal Planners são tipo fichários, o que te permite trocar o “refil” quantas vezes quiser e pelo modelo que quiser. Existem centenas de blogs hoje em dia que disponibilizam modelos para download e indicam os melhores papeis e como personalizar. Dessa forma a terá sempre a sua cara.

filofax1filofax3

filofax2

Blogs brasileiros que falam sobre Filofax e similares: Filofax da Deprê, Meu Reino de Papel

Deixe um comentário

