Receita: Medovik – Bolo/Torta Russa

Há algum tempo atrás acabei esbarrando na receita de um tradicional “bolo” de mel russo chamado Medovik. Aparentemente ele é tão comum na Rússia quanto nosso bolo de cenoura aqui no Brasil; é também o doce mais tradicional nas festas de aniversário. Me pareceu um pouco trabalhoso, então guardei a receita na gaveta para um momento de inspiração. Esse momento chegou no final de semana e resolvi testar.

Procurei outras fontes para a mesma receita e percebi que existe algumas variações de recheio. Essa de doce de leite me pareceu a mais apetitosa e foi a que eu usei. No final, o doce fica mais parecido com o que conhecemos como torta/pavê do que bolo.

Medovik Honey Cake 5

Ingredientes para a massa:

  • 500g de Farinha de Trigo
  • 200g de Açúcar
  • 3 Ovos
  • 113g de Manteiga sem sal
  • 2 col. de sopa de Mel
  • 1 ½ col. de chá de Fermento em Pó

Ingredientes para o recheio:

  • 2 xíc. de chá de Leite
  • 3 Ovos
  • 40g de Amido de Milho
  • 250g de Doce de Leite
  • 1 col. de sopa de Mel
  • 220g de Manteiga sem sal, temperatura ambiente

Modo de fazer:

1. Pré aqueça o forno à 190˚ C

2. Em uma tigela, misture os ovos e reserve.

3. Em banho maria, misture o açúcar, a manteiga e o mel. Quando a calda estiver bem homogênea, acrescente o ovo e mexa até que fique uma cor clara (cerca de 5 minutos). Acrescente o fermento em pó e deixe cozinhar por mais 1 minuto. A mistura irá dobrar de tamanho e ficar com um aspecto aerado.

4. Em uma batedeira, acrescente o líquido à farinha de trigo e bata por aproximadamente 2 minutos. (Na batedeira, recomendo o uso do gancho). A massa deve ficar morna, fofa e um pouco grudenta.

5. Em uma superfície lisa, espalhe um pouco de farinha e coloque a massa. Amasse um pouco e faça uma bola. Corte em 8 pedaços e cubra com um pano de prato para que não ressequem.

6. Estique uma das bolinhas como se fosse uma massa de pizza bem fininha. Use um prato ou fundo de uma fôrma para recortar um círculo perfeito, fure com o garfo para evitar que se formem bolhas quando assar. Coloque em uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno por 3 – 4 minutos. Repita o processo com todas as bolinhas de massa. ** Com as “rebarbas” dos discos, você pode criar mais um disco, ou então assa-las e depois triturar para fazer uma farofa.

7. Para fazer o recheio, coloque o 1 ½ xíc. de chá de leite em uma panela (recomendo que seja média ou grande) e aqueça, sem deixar que ferva.

8. Enquanto isso, em um recipiente, misture ½ xíc. de chá de leite, os ovos e o amido de milho até que fique homogêneo.

9. Acrescente aos poucos a mistura ao leite morno. Aumente o fogo para potência média e misture constantemente até que fique bem grosso (quase um mingau). Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Misture a manteiga, o doce de leite e o mel.

10. Para montar a torta, escolha um prato (bem bonito), acrescente um pouco do recheio na base e coloque o primeiro disco. Vá intercalando o recheio com os discos. Depois, acrescente o recheio restante por fora da torta e passe a espátula para que fique bonito. Jogue a farofa feita das rebarbas por cima para decorar. Sua torta estará bem molenga… não se preocupe! Leve à geladeira por pelo menos 8h antes de consumir, ela vai ficar firme.

Dica: A primeira vez que fomos comer, tínhamos tirado direto da geladeira. Estava um pouco duro e não fez muito sucesso. Então deixamos fora da geladeira e na segunda tentativa… estava uma delícia, pois o biscoito/massa tinha amolecido um pouco.

O que vou mudar/tentar em uma próxima tentativa: na montagem da torta, vou borrifar nos discos um pouco de leite com mel (ou conhaque – à definir) para ficar um pouco mais “molhadinho”, à gosto da família.

Russian Cake 1

Russian Cake 2

Russian Cake 3

Medovik Honey Cake 3

As fotos desse post foram retiradas do blog Cooking Melangery, onde peguei a receita (tem muitas outras bacanas por lá).  Não usei as fotos do meu bolo/torta, porque apesar de por dentro ter ficado lindo, por fora ficou torto e feio, haha – não estava muito apresentável.

Anúncios

2 comentários sobre “Receita: Medovik – Bolo/Torta Russa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s