15 Dicas para organizar a vida financeira

finance

Entre estudar, trabalhar, cuidar da casa, dos filhos e da família, quando sobra um tempo livre o que mais queremos é nos divertir, descansar e relaxar. Organizar as finanças passa a ser a última coisa que pensamos em fazer. Com o tempo, isso pode se tornar um grande problema trazendo falta de controle e até dívidas indesejadas.

O mais comum é perceber isso apenas quando a situação já está bem grave, como em um momento de necessidade de dinheiro para emergências, desemprego, dívidas ou até mesmo em épocas de crise, como estamos passando agora no Brasil.

Eu acredito que é mais fácil previnir do que remediar. Com um mínimo de organização é possível manter a sua situação financeira sob controle e saber os seus limites.

Para ajudar, listei algumas dicas que podem facilitar este início de controle da sua vida financeira:

1. Tenha disciplina. Dedicar 10 minutos do seu dia (todo o dia) para cuidar das suas finanças não vai te atrapalhar e vai te trazer muitos benefícios. Comece devagar e tenha paciência.

2. Tenha objetivos claros, ambiciosos e atingíveis. Mas priorize! Escolha 2 ou 3 objetivos principais e descarte o resto.

3. Use ferramentas que possam te ajudar na organização. Na internet você encontra diversos modelos de Excel, aplicativos de celular e softwares. Baixe, use, teste. Cada um se adapta a um estilo diferente. (Em breve farei uma resenha sobre o software que eu uso, o Guia Bolso)

4. Categorize todo o dinheiro que entra e sai da sua conta em receitas e despesas.

5. Saiba exatamente quanto você ganha por mês. Não considere aqui o salário bruto e sim o quanto realmente entra na sua conta corrente após descontos como vale-transporte, Imposto de Renda, INSS etc. Considere também rendas extras.

6. Classifique as despesas em grupos. Assim, fica mais fácil entender onde o seu dinheiro está sendo gasto. Acompanhe de perto e você vai se surpreender com o tamanho da conta de alguns grupos como: bares e restaurantes, lanches no trabalho, carro, etc!

7. Livre-se das dívidas! Não empurre a situação com a barriga. Coloque tudo o que está devendo no papel e defina um prazo para quitação dos valores.

8. Coloque as contas que não podem deixar de ser pagas (água, luz, gás, condomínio, etc) em débito automático. Evite esquecimentos, pois podem custar taxas altas e multas.

9. Controle desperdícios. Você precisa mesmo de tudo o que está no seu carrinho do supermercado?

10. Tenha sempre um fundo para emergências. (Especialistas recomendam que a reserva de emergência tenha recursos equivalentes à soma de três meses a até um ano e meio do seu salário.)

11. Se estiver sobrando dinheiro no final do mês (vamos torcer para que esteja), aplique em algum investimento! Não deixe o dinheiro parado na conta corrente.

12. Contrate seguros. Proteções diversas relacionadas à saúde ou carros, por exemplo, diluem o risco de lidar com surpresas que estouram o orçamento.

13. Cuidado! Os juros do cartão de crédito e cheque especial são b-i-z-a-r-r-o-s! Evite-os ao máximo.

14. Lembre-se! Poupar não é o oposto de gastar. É possível fazer os dois e o planejamento é a solução para isso.

15. Dica de programa que fala sobre finanças pessoais de um jeito descontraído e fácil de entender: Conta Corrente, no canal Globo News de segunda à sexta às 21h.

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “15 Dicas para organizar a vida financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s