Dicas sobre programas de Pontos e Milhagens

Desde cedo aprendi com meu pai a controlar os programas de pontos e milhagens com o mesmo carinho e atenção como controlo minha conta corrente. Fazendo uma boa gestão dos pontos, é possível aproveitar diversos benefícios na hora de viajar.

Cartões de crédito, alianças, hotéis, tudo pode render milhas. Use isso ao seu favor.

compra-milhas-1-805x566

O que é e como funciona?

Por definição todo programa de pontos e/ou milhagem tem como objetivo fidelizar clientes através de pequenas bonificações a cada uso de um produto e/ou serviço. Existem programas como o Multiplus e o Dotz por exemplo, que reúnem diversas lojas e marcas. E existem também, programas menores que correspondem à uma empresa apenas, como por exemplo, o programa Cliente Mais do Pão de Açúcar.

De uma forma geral todos os programas permitem que os usuários troquem seus pontos por descontos em outros produtos, seja uma passagem aérea, hospedagem em um hotel, upgrades de categorias, restaurantes, eletrodomésticos, entre outros e também ganhar benefícios exclusivos, como evitar filas, salas vips, etc.

Aqui em casa, damos sempre prioridade para usar nossos pontos e milhagem em serviços relacionados a viagens. Geralmente usamos em passagens aéreas e diárias em hotéis – sugiro fazer a conta no momento do planejamento da viagem para entender qual opção vale mais à pena no momento.

Cada programa de milhagem tem uma determinada regra de uso para resgate. Por isso é sempre bem importante entender quais as condições do seu programa antes de usar. Faça contas! Às vezes você pode se surpreender com o tanto que consegue economizar.

(Exemplo: Na nossa lua de mel a quantidade de pontos que tínhamos no cartão de crédito não era suficiente para comprar nossas passagens, porém, foi o suficiente para pagar quase 15 dias de hospedagem em hotéis da rede Accor. A economia foi tanta, que com o dinheiro que deixamos de pagar as diárias dos hotéis, conseguimos pagar as passagens e ainda fazer algumas compras, rs).

Quando notamos que nossos pontos estão para expirar e não temos uma quantidade razoável para investir em uma viagem, optamos em utilizar em forma de descontos em restaurantes e outros produtos, mas perder os pontos… jamais (rs)!!

 

Quais os principais programas de pontos e milhagem no Brasil?

  • Cartões de Crédito: Surpreenda Mastercard, AMEX, Itaú Sempre Presente, Banco do Brasil, Bradesco – Cada categoria de cartão acumula uma quantidade diferente de pontos em relação ao valor em R$ gasto. Além disso, os cartões de crédito possuem parcerias com outras redes (ex: Extra, TAM, Pão de Açúcar, etc) podendo aumentar a pontuação ganha em cada compra.
  • Nos EUA: Best Buy Rewards, CVS, Rite Aid, Express, Calvin Klein, Saks Fifth Avenue OFF 5th, Century 21, Famous Footware, IZOD, Vitamin World, entre outros infinitos.

 

Como se inscrever?

Para participar dos programas é preciso se inscrever em cada um deles individualmente pelo site ou em uma loja física / agência. A grande maioria dos programas é gratuito (por incrível que pareça tem alguns que requerem assinatura #fail) e basta preencher um formulário com alguns dados pessoais.

 

Dicas de Uso

  • Nunca faça uma viagem de avião sem utilizar um programa de fidelidade para ganhar pontos;
  • Fique de olho nas promoções das companhias aéreas para aproveitar melhor os seus pontos;
  • Escolha uma rede de hotéis (Ex: Accor, Hilton, etc) e procure sempre se hospedar nela. Mesmo que uma vez ou outra saia um pouco mais caro do que outros hotéis. Isso permite que você concentre o acumulo de pontos em um grupo só, aumentando seu saldo e garantindo descontos maiores em uma próxima reserva. Se você ficar cada hora em um hotel de redes diferentes, nunca vai conseguir juntar pontos o suficiente para trocar no futuro. O mesmo vale para companhias aéreas.
  • Se o seu cartão de crédito permite o acúmulo de milhas, não se esqueça de comprar a passagem aérea usando o cartão de crédito. Assim, você ganha em dobro: com as milhas de empresa aérea e com os pontos pela compra no cartão.
  • Escolha o carão de crédito que ofereça o melhor programa de bonificação e faça dele o seu melhor amigo. Pague contas do dia a dia com cartão de crédito para ganhar mais pontos.
  • Na hora de resgatar os pontos do cartão de crédito (e também de outros programas) fique atento às promoções que podem duplicar a pontuação no momento da transferência;
  • Confira, com frequência, o extrato das milhas, a fim de verificar quando elas expirarão; até quando podem ser utilizadas. Eu utilizo dois programas para me ajudar nesse controle o Awards Wallet e o Oktoplus; vou fazer um post sobre os dois na semana que vem.

 

Por um mundo com mais descontos e benefícios :)

Anúncios

Um comentário sobre “Dicas sobre programas de Pontos e Milhagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s