Entenda os principais tipos de linhas pedagógicas e descubra qual tem mais a ver com o seu filho

No momento de escolher uma escola para o seu filho é muito importante avaliar, além da estrutura, carga horária, preço, etc, a linha pedagógica que é seguida. Isto irá definir desde a maneira como os professores agem e se relacionam com os alunos, até a forma como o conteúdo vai ser transmitido na sala de aula.

Construtivistas, waldorfianas, montessorianas… Qual é a linha pedagógica da escola do seu filho? Conheça os diferentes métodos de ensino do país.

school_kids11-700x521

Tradicional

É talvez o método mais comum no Brasil hoje. Essas escolas tem como principal objetivo universalizar o acesso ao conhecimento através da transmissão do conteúdo pelo professor. Este modelo é bastante focado na disciplina, como forma de conseguir entregar a todos os tipos de aluno o mesmo conteúdo, que é avaliado periodicamente através de provas. Nas aulas tradicionais, os conhecimentos são concebidos como verdades não sujeitas a variações nem à dependência de contextos. A metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. É, quase sempre, direcionada ao vestibular. Seus defensores enfatizam que uma sólida base de informação é fundamental para formar pessoas críticas e questionadoras.

Montessoriana

No método desenvolvido pela italiana Maria Montessori, a criança é capaz de conduzir seu aprendizado através da experiência e da prática, sendo assim a melhor maneira dela descobrir e aprender. No processo de aprendizagem, cabe ao educador remover obstáculos ou propor atividades motoras e/ou sensoriais pela arte, música e ciência a fim que a criança se desenvolva. As salas de aula das escolas que adotam essa pedagogia têm, em média, 20 alunos e procuram ter diversos materiais para estimular a aprendizagem. Em vez de a professora passar as lições, as atividades ficam dispostas em sala e o aluno escolhe qual irá fazer no dia. Ele deve cumprir os módulos obrigatórios para avançar os estudos. A vantagem do método é que o aluno pode aprender de acordo com seu ritmo. Para saber mais, clique aqui.

Waldorfiana

Desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. O método tem com objetivo o desenvolvimento integral da criança, procurando integrar os aspectos físico, emocional e espiritual do aluno, não apenas o intelectual. Na educação infantil, é contra o uso da televisão e de brinquedos industrializados. A imaginação é estimulada por meio de brinquedos simples, pouco estruturados, produzidos quase sempre com material natural, como madeira e tecidos. A partir do Ensino Fundamental, a trajetória da criança é composta por ciclos de sete anos, nos quais ela tem um mesmo tutor por todo o período, que conta com o auxílio de professores assistentes de diversas matérias para transmitir todo o conteúdo do currículo.

Construtivista

Assim como a linha Montessoriana, a pedagogia construtiva desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget, Emilia Ferrerom, e entre outros, propõe que todo aluno seja capaz de construir seu conhecimento, levando em conta o conhecimento que a criança traz consigo. O aprendizado é estimulado por meio da experiência, da pesquisa do meio em que vive e que o cerca, do erro e do acerto, evitando sufocá-lo em conteúdo. Neste caso, o professor tem o papel de mediador a fim de “traduzir” o saber desejado pela criança. Embora originalmente essa linha pedagógica não tenha a aplicação de provas, muitas escolas a adotam.

 

Muitas escolas seguem mais de uma pedagogia, mas isso não tem problema. O mais importante é os pais se identificarem com a proposta da instituição de ensino.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s