15 Dicas para fazer o bolo perfeito

Fazer um bolo pode parecer uma tarefa fácil, mas só quem já fez sabe que não é bem assim… Às vezes sola, queima, não assa no meio, fica seco ou murcha. Para ajudar a evitar, e até mesmo consertar, essas situações listei 15 dicas para fazer o bolo perfeito que não estão nos livros de receita.

baked-cakes

1. Leia a receita antes de começar. É importante garantir que você tem todos os ingredientes antes de começar a mistura-los para prepara o bolo.

2. Fique atenta(o) às medidas.  Ao contrário das comidas salgadas, quando se trata de confeitaria as receitas têm que ser levadas à risca. Se você colocar 170g de farinha ao invés de 180g conforme a receita indica, acredite: isso pode fazer uma diferença enorme no resultado final, seja na textura, na cor, no sabor ou na aparência. Portanto, prefira receitas onde as medidas sejam em gramas e siga conforme indicado.

3. Pré aqueça o forno na temperatura indicada na receita. Se a receita indicar “fogo médio”, significa que deve ser aquecido a 180˚C. O forno frio murcha o bolo e queima o fundo da forma.

4. Use tudo em temperatura ambiente: manteiga, líquidos, ovos. Deixe todos os ingredientes separados 1 hora antes de preparar o bolo. Os produtos em temperatura ambiente garantem melhor resultado.

5. Verifique se o fermento ainda está bom para uso. Coloque uma colher de sopa num copo d’água morna e veja se borbulha. Se não, descarte. E lembre-se: o fermento é sempre o último ingrediente a ser adicionado na mistura do bolo.

6. Cuidado com os ovos, sempre os quebre separadamente em uma xícara, se quebrar os ovos direto na tigela e algum estiver estragado, irá perder todo o trabalho feito.

7. Claras em neve. Se a receita pede para bater as claras separadamente, faça isso antes de bater os outros ingredientes. Assim você não precisa lavar as pás da batedeira entre os processos.  A clara em neve vai deixar seu bolo mais aerado e se forem misturadas com muita força e rapidamente esse efeito se perderá.

8. Unte a forma que irá usar, com manteiga e farinha de trigo, mesmo se for de teflon ou silicone. Se o bolo for de chocolate, utilize chocolate em pó no lugar da farinha.

9. Nunca coloque mais massa do que metade da altura da forma utilizada.

10. Nunca abra o forno antes dos 25 minutos. 

11. Não espete o palito no bolo. O melhor jeito de conferir se a massa assou por completo é usar o dedo indicador e pressionar levemente a superfície. Se afundar e demorar a voltar, ainda precisa não está pronto. Caso contrário, já pode ser retirado do forno. Usar o palito faz com que o ar da massa saia e atrapalhe o cozimento, podendo solar o bolo.

12. Salve o bolo que está asado nas bordas e crú no meio. Isso geralmente acontece com bolos de chocolate ou quando a forma é muito grande. Mas não se preocupe, há solução: com o bolo ainda no forno coloque papel alumínio e deixe assar por mais 5 à 10 minutos.

13. Deixe o bolo esfriar antes de desinformar. Use um pano seco e coloque o bolo coberto sobre o fogão. Nunca coloque-o em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar.

14. Para deixar o bolo “molhadinho” você pode regá-lo com guaraná (isso mesmo!), leite com mel ou outra calda de sua preferência.

15. Utilize um fio de nylon para cortar o bolo ao meio com mais facilidade.

E você, tem alguma dica para compartilhar conosco?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s