Dicas (incríveis) para andar em Manhattan como um local

Manhattan é uma “cidade” relativamente fácil de andar. A ilha foi planejada fazendo com que as quadras (com excessão da região sul e o Harlem) sejam simétricas e com uma lógica bastante simples de entender e se orientar.

De qualquer maneira, reuni algumas dicas para facilitar ainda mais o tour pela cidade e fazer com que você conheça a ilha como ninguém.

Up-Mid-Down-Manhattan

1. Downtown x Midtown x Uptown: Manhattan é dividida em 3 grandes áreas: Downtown (região sul – abaixo da 14th Street), Midtown (entre a 14th Street e a 59th Street) e Uptown (norte da ilha – tudo acima da 59th Street). Acima da 110th Street é o Harlem.

2. Ruas e avenidas:

  • Qual é qual: As avenidas cortam a ilha nos sentidos Norte-Sul, enquanto as ruas cortam a ilha nos sentidos Leste-Oeste.
  • Nomenclatura: De maneira geral a nomenclatura das ruas e avenidas corresponde a uma numeração sequencial começando do lado Leste (E) para o lado Oeste (W) no caso das avenidas, e do lado Sul (S) ao lado Norte (N), no caso das ruas. Algumass avenidas do lado Leste (E) de Manhattan também têm nomes, além de números, são elas: Lexington, Park e Madison Avenue. Em Uptown, no lado Oeste (W) de Manhattan, as avenidas também tem nomes, são elas Columbus e Amsterdam Avenue. A Broadway é a única avenida que corta Manhattan na diagonal e não tem um número na nomenclatura.
  • “Zoneamento”: Ruas tendem a ser mais residenciais e avenidas, mais comerciais, embora isso não seja uma regra geral.

3. Decorando o nome das avenidas de uptown: Decore a frase “You can take a CAB back home Late PM” que facilita decorar o nome das ruas (do Oeste para o Leste): Columbus, Amsterdam, Broadway, Lexington, Park e Madison.

4. Sentido (mão) das ruas e avenidas:

  • Ruas: todas as ruas de números ímpar vão sentido Oeste (W) e as ruas de número par, vão para o Leste (E).
  • Avenidas: o sentido da mão das avenidas são alternados contando à partira da 1st Avenue até a 11th Avenue. Com excessão da 3rd Avenue que tem mão dupla até a 24th Street e depois se torna sentido Norte (N) até o final.

5. Numeração dos prédios:

  • Lados Oeste e Leste: a 5a Avenida define os lados Leste (E) e Oeste (W) da ilha, assim como o início da numeração das ruas para cada um dos lados das ruas. Quanto menor a numeração do prédio, mais próximo da 5a Avenida ele está localizado.
  • Nas ruas: os prédios com número ímpar, estão no lado Norte da rua e os pares, do lado Sul.
  • Nas avenidas: os prédios com número ímpar estão do lado Oeste (W) da avenida e os pares, do lado Leste (E). Quanto menor a numeração do prédio, mais próximo da região Sul ele está localizado.

6. Saber em qual quarteirão está localizado um prédio apenas pela numeração dele: essa é um pouco mais complicada, mas acredite… tem lógica, rs.

  • Para endereços do lado Oeste (W): Para os endereços cuja numeração contém mais de 3 dígitos, some o primeiro número da numeração do prédio à 5 para saber qual a avenida “de baixo” que cruza a rua. Por exemplo: O endereço que você tem que ir é 225 W 37th Street, se 2+5=7, então você já sabe que o prédio fica entre a 7th Avenue e a 8th Avenue.
  • Para endereços do lado Leste (E): Para os endereços cuja numeração contém mais de 3 dígitos, subtraia 5 do primeiro número da numeração do prédio para saber qual a avenida “de cima” que cruza a rua. Por exemplo: O endereço que você tem que ir é 150 E 18th Street, se 1-5=-4, então você já sabe que o prédio fica entre a 4rd Avenue e a 3rd Avenue.
  • Porque isso funciona? A cada quarteirão formado pelo cruzamento das avenidas com as ruas as numerações mudam em centenas. Por exemplo, no primeiro quarteirão à partir da 5th Avenue (seja pra qual lado for), a numeração dos prédios está entre 1 e 99, no segundo quarteirão, entre 100 e 199, no terceiro entre 200 e 299, e assim por diante.

7. Para se orientar no Central Park: Os postes de iluminação tem uma numeração gravada próximo à base. Ela representa a qual cruzamento de rua e avenida você estaria se ali fosse não fosse um parque.

The-Transit-App

Ok. Achou complicado, ou tá com preguiça, tem jeito também… Baixe o aplicativo Transit coloque o endereço de origem e destino e ele te dá diversas opções para chegar até onde você gostaria de ir. Pode optar por caminhada, ônibus, metrô, balsa e todas as combinações possíveis.

Usamos muito esse app por lá, pois além do caminho, ele mostra também quanto tempo demora para que o próximo ônibus ou trem do metrô chegue e com isso podemos escolher a melhor rota e meio para ir até nosso destino.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s